segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O papel do adulto na promoção do desenvolvimento da linguagem

Como vos tinha falado, vou continuar a falar mais um pouco sobre a linguagem, este meio de comunicação com os outros através da fala tão importante no nosso dia a dia.
Para que a criança a possa adquirir é preciso que sinta o desejo de comunicar. Logo quando bebé, os primeiros ruídos que emite são como que um reflexo, mas se a mãe comunicar com o seu filho vai encorajá-lo a produzir novos sons, a utiliz á-los em determinadas situações e a aperfeiçoá-los. Segundo Lima (2000), o rosto humano, em particular o da mãe, é de uma atenção primordial no conhecimento precoce.
A superprotecção poderá ter como resultado a "criança compreendida demais", isto é, antes de expressar o seu desejo já ele foi atendido, não necessitando assim de se expressar oralmente ou de se "aperfeiçoar".
Os adultos podem e devem ajudar a desenvolver competências linguísticas, encorajando as crianças a comunicar verbalmente o que sentem e querem, providenciando oportunidades para que estas ouçam, interajam e se expressem livremente com outras crianças e adultosPouco a pouco os adultos vão tomando conhecimento das caracteristicas de cada criança com quem convivem e interagem, ao falar com elas, devem dar-lhes tempo para falarem e oferecendo oportunidades para elas falarem.
Quando a criança começa a dizer palavras, todos os dias aumenta o seu vocabulário de uma formaextraordinária. O adulto pode favorecer e ajudar no seu desenvolvimento da linguagem, cantando, contando histórias, conversando acerca do que estão a fazer, através do jogo,...
As crianças começampor perceber muitas mais palavras do que aquelas que conseguem dizer, mais ou menos por volta dos dezassete meses já quase todas as crianças usam a linguagem para comunicar. Por volta dos dois anos a criança já constroi frases e por volta dos três anos ela já é capaz de produzir uma frase simples acabada.
Segundo Eduardo Sá, (2003), na relação o que fica é o que se dá e tudo é efêmero na vida, para além das relações que se constroem dentro de nós.
AS crianças nascem predispostas a andar e os pais compram-lhes sapatos e bolas para brincarem para que comecem a querer andar e possam desenvolver essa capacidade. Ora, com a linguagem podemos fazer a mesma coisa. Sabemos que à partida os bebés virão a falar, mas podemos ajuda-los nessa tarefa ao falarmos com eles e ao brincarmos com a nossa lingua ( João Costa e Ana Lúcia Santos, 2003).
Conversem muito com os vossos filhos...


A linguagem falada permite-lhe o uso de símbolos para substituir objectos. ... Ela descobre, compreende o papel dos adultos, aprende a comportar-se e a ...
www.malhatlantica.pt/ecae-cm/Bruno.htm -

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